P E N S U A L I Z E I
Logo

Correios: Guia Prático para Integrar ao Seu E-commerce

Vender online é ótimo, mas a parte de enviar os produtos pode ser um pouco burocrática, principalmente com os Correios. Para que você não se preocupe com isso, eu vou cuidar da configuração técnica da loja, mas é importante que você siga este passo a passo para ter seu contrato ativo e funcionando.

1. Tenha uma Conta Correios Empresas

Antes de tudo, você precisa ter uma conta de pessoa jurídica nos Correios. Se você já tem um CNPJ, pode pular para o próximo passo. Se não, o primeiro passo é abrir seu MEI ou sua empresa.

2. Acesso ao Portal Correios Empresas (ID Correios)

Com o CNPJ em mãos, o próximo passo é criar seu acesso ao Portal Correios Empresas, que é o seu ID Correios. É por lá que você vai gerenciar seus serviços e emitir a assinatura digital.

  • Onde ir: Acesse o site dos Correios e procure por “Portal Correios Empresas” ou “ID Correios”.
  • O que precisa:
    • CNPJ da sua empresa.
    • Dados do responsável legal da empresa (CPF, RG, e-mail, telefone).
    • Crie um nome de usuário e senha

Guia Prático para Integrar os Correios ao Seu E-commerce

Vender online é ótimo, mas a parte de enviar os produtos pode ser um pouco burocrática, principalmente com os Correios. Para que você não se preocupe com isso, eu vou cuidar da configuração técnica da loja, mas é importante que você siga este passo a passo para ter seu contrato ativo e funcionando.

1. Tenha uma Conta Correios Empresas

Antes de tudo, você precisa ter uma conta de pessoa jurídica nos Correios. Se você já tem um CNPJ, pode pular para o próximo passo. Se não, o primeiro passo é abrir seu MEI ou sua empresa.

2. Acesso ao Portal Correios Empresas (ID Correios)

Com o CNPJ em mãos, o próximo passo é criar seu acesso ao Portal Correios Empresas, que é o seu ID Correios. É por lá que você vai gerenciar seus serviços e emitir a assinatura digital.

  • Onde ir: Acesse o site dos Correios e procure por “Portal Correios Empresas” ou “ID Correios”.
  • O que precisa:
    • CNPJ da sua empresa.
    • Dados do responsável legal da empresa (CPF, RG, e-mail, telefone).
    • Crie um nome de usuário e senha.

3. Acesso à Plataforma de Gerenciamento de Contratos (SIGEP WEB)

Com seu ID Correios criado, você terá acesso ao SIGEP WEB, que é a plataforma onde os Correios gerenciam os contratos e serviços. É aqui que você vai gerar a tal da assinatura digital e as etiquetas.

  • Onde ir: Dentro do Portal Correios Empresas, procure pelo link para o SIGEP WEB.
  • O que precisa: Seu login e senha do ID Correios.

4. Geração e Liberação da Assinatura Digital

A assinatura digital é um código que autoriza sua loja a usar os serviços dos Correios automaticamente. Sem ela, a integração não funciona.

  • Como gerar: Dentro do SIGEP WEB, procure pela opção de gerar a assinatura digital (às vezes chamada de “Código de Cartão de Postagem” ou “ID de Postagem”).
  • Atenção: Depois de gerar esse código, você precisará aguardar algumas horas (pode levar até 24 horas) para que ele seja liberado e reconhecido pelos sistemas dos Correios. Não adianta tentar configurar na loja logo em seguida.

5. Ativação da Conta Bronze (se aplicável)

Para ter acesso a certos serviços e preços diferenciados, os Correios exigem que sua conta PJ tenha o nível Bronze ou superior. Se sua conta ainda não é Bronze, você precisará fazer esse upgrade.

  • Como ativar: Geralmente, a ativação para o nível Bronze acontece automaticamente após a criação da conta PJ e o primeiro uso de algum serviço, ou pode ser solicitada diretamente no Portal Correios Empresas.
  • O que precisa: Pode ser necessário anexar o CNPJ e um documento de identificação do responsável.

6. Contrato com os Correios

Para ter acesso a melhores preços e serviços como o PAC e o SEDEX com contrato, você precisará fechar um contrato específico com os Correios.

  • Onde ir: Você pode iniciar o processo online no Portal Correios Empresas ou entrar em contato com uma agência dos Correios para agendar um atendimento com um consultor.
  • Documentos:
    • CNPJ.
    • Contrato social ou certificado de MEI.
    • Comprovante de endereço da empresa.
    • Documento de identificação do responsável legal (RG e CPF).
    • Pode ser necessário apresentar um comprovante de faturamento ou uma estimativa de volume de postagens.

7. Dados para a Configuração do Plugin na Loja (Minha Parte)

Depois que você tiver a assinatura digital liberada e, se aplicável, seu contrato ativo e conta Bronze, você vai me enviar os seguintes dados:

  • Número do seu Contrato com os Correios (se tiver).
  • Código do Serviço (ex: PAC, SEDEX).
  • Código Administrativo (geralmente encontrado no SIGEP WEB ou no seu contrato).
  • Sua Assinatura Digital (o código que você gerou no passo 4).

Com esses dados, eu consigo configurar o plugin da sua loja para que ela calcule o frete automaticamente e gere as etiquetas de envio.

8. Configuração da Área de Entrega (Minha Parte, mas você define)

Além dos dados do contrato, eu também vou configurar as áreas de entrega da sua loja. Isso significa definir para quais regiões você envia produtos e, se for o caso, se há frete grátis para alguma região ou se você não entrega em determinados locais.

  • O que você precisa me dizer:
    • Você entrega para o Brasil inteiro?
    • Existem estados ou cidades específicas onde você não entrega?
    • Você oferece frete grátis para alguma região ou valor de compra?

9. O Que Fazer se Algo Der Errado? (Contorno de Problemas)

É comum que algo não funcione de primeira. Aqui estão alguns pontos para verificar:

  • Assinatura Digital não funciona: Verifique se você esperou o tempo necessário (até 24h) após a geração. Se sim, tente gerar uma nova assinatura digital no SIGEP WEB.
  • Serviços não aparecem: Certifique-se de que sua conta está no nível Bronze e que você tem um contrato ativo com os Correios para os serviços desejados (PAC, SEDEX).
  • Dados do contrato incorretos: Revise os números de contrato, código administrativo e de serviço que você me enviou. Qualquer erro impede a comunicação.
  • Problemas na agência: Se estiver tendo problemas para fechar o contrato ou ativar serviços, entre em contato com o suporte dos Correios ou visite uma agência maior.

Seguindo esses passos, a integração dos Correios na sua loja será muito mais tranquila. Assim que tiver os dados prontos, é só me avisar ou mande um email para contato@pensualizei.com.br Boa sorte!!!

Correios: Guia Prático para Integrar ao Seu E-commerce

Criação de conteúdo digital, onde idéias se tornam reais através de Sites, Sistemas Desktop e Aplicativos para Smartphone.

Endereço

Av. Eduardo Elias Zahran, 374 Jardim Tv Morena,
Campo Grande – MS

© 2017- 2024 | Todos os direitos reservados por Pensualizei Web

Email

Dúvidas? Fale conosco

08 : 00 AM - 18 : 30 PM

Segunda – Sábado

Paulo Valdonado

Consultoria | Web front-end